segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

"KANDINSKYANDO"

A arte me permite transcender o entendimento de mim através do universo dos artistas. E um dos artistas que me permite essas viagens é Kandinsky.

Viajando nesta obra do artista “Composição VII” (1913), procurei saber a história e significados contidos na mesma. Este trabalho surgiu antes que fosse deflagrada a Primeira Guerra Mundial, e nesse período Kandinsky estava no auge de suas criações. Mais de trinta esboços... fico imaginando quantos dias tomaram cada esboço (!), para uma finalização que tomou menos de quatro – QUATRO! – dias.

“Esboçamos” tantas ideias e projetos na vida. Mas quantos ganham formas e traços? Quantos chegaram na fase de finalização? Quantos são finalizados?

Eu penso que para fazer acontecer ideias e projetos precisamos fazer como o artista: ele se aprofundou em muitas teorias e buscou amaducecer em todas elas, aliando a isso o fascínio que tinha pelo “simbolismo e psicologia da cor”. Então para que algo saia do plano das ideias é preciso esses passos: FASCINAR - APROFUNDAR – AMADURECER.

Uma das pessoas que mais o influenciaram foi a pioneira da Teosofia, Helena Petrovna Blavatsky. A teoria teosófica diz que a criação é “uma proporção geométrica, começando em um único ponto. O aspecto criativo das formas é expressado por uma série descendente de círculos, triângulos e quadrados”.

De um único ponto – a ideia – surgem formas diversas. Disso “esboçamos” possibilidades. Escolhemos aquelas que estão ao nosso alcance realizar. Avaliamos se essas são suficientes para iniciar a fase de finalização. Por fim, finalizamos, e trazemos para a realidade o que começou com um ponto.

Esse é o meu convite: KANDINSKE com KANDINSKY para fazer acontecer seus projetos.
 
 
 
 
 
 

 

8 comentários:

  1. OiÊ! Gostei muito de como você pegou uma inspiração do grupo e colocou-a no seu blog. E gostei também de você saber de quem era a obra haha, foi bem legal mesmo.Já adoro seu blog pelo tema e conteúdo, e agora adoro mais <3

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente me encantou a forma como pode passar essa mensagem tão simples, mas tão poderosa!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a forma que você escreveu e com toda a certeza, temos que fazer como o artista disse mesmo.Devemos abraçar todas as possibilidades e correr atrás do que queremos. Afinal, se tem uma possibilidade, há esperanças e esperanças nunca devem morrer.

    ResponderExcluir
  4. Me surpreendi em como seu blog me encantou. Entrei aqui sem muita pretensão e já estou favoritando-o. Sabe que Kandinsky sempre foi um artista que me chamou atenção pelas obras; não sou entendida de arte ou de suas técnicas, então nem imaginava todo esse estudo por trás das pinceladas, mas adorei conhecer. Mas é como você disse! Ideias rasas não funcionam. O amadurecimento está ligado diretamente ao aprofundamento em certo assunto. Além de nos tornarmos mais conscientes, um pouco mais de cultura nunca é demais. Parabéns pelo post! Beijão.

    https://prateleiradevidro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser uma amante das artes, as obras de Kandinsky me chamaram a atenção. É realmente incrível como alguém consegue não apenas esboçar tantas ideias, mas também passa-las para a papel (ou tela, no caso), ainda mais em prazos tão curtos; é preciso ter uma mente brilhante para que isso aconteça. Irei pesquisar mais sobre o artista e sobre suas obras.
    Adorei o post, e o blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não sou entendida de arte, adoro cores e formas, mas na maioria das vezes não sei se entendi o que o artista quis dizer. Mas em uma coisa eu concordo. Devemos realizar todos os projetos a que nos propomos.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Moça, primeiramente, fiquei encantada com o seu blog.
    Não entendo muito de arte, mas dei uma pesquisada sobre Kandinsky (embora já tenha ouvido falar muito dele, principalmente na escola) e suas obras, uau, me impressionaram. Todo autor passa alguma mensagem quando cria alguma coisa, falo isso não só por minha experiencia como blogueira, mas também como escritora. Minha professora disse uma coisa que nunca esqueci: A arte é um momento seu, só seu, onde você mostra para o mundo o que sente e o que está guardado dentro de si. Achei muito bonito, guardo isso comigo e acho que Kandinsky também iria concordar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. "Esboçar possibilidades", a ideia inicial, o ponto de partida...como gostei da sua reflexão através de uma obra de arte.
    Beijos e que 2017 seja um sucesso!

    ResponderExcluir